sábado, 28 de janeiro de 2012

Relato

É preciso começar dizendo que eu estava errada, sim, errada porque resolvi sair com o carro sabendo que as lanternas traseiras não funcionavam, arrisquei porque não queria ir de táxi.

Fui assistir a uma peça no teatro Santa Isabel, na volta, passando por uma avenida sem ninguém o carro da CTTU me para, fico com medo, eu sabia que estava errada, a primeira coisa que ele diz é para eu descer do carro e ver as lanternas, avisa em bom tom: vou levar seu carro, vai para o depósito, fiquei com medo, naquela hora e naquele lugar, como eu chegaria em casa?

Então começa a humilhação, mas podemos conversar, diz ele, o que a senhora faz, me pergunta e eu já sabendo o que eles queriam e com um grande nó na garganta, com medo, respondo - sou professora, ahhh professora, bom eu vou levar o carro, mas se a senhora tiver cem reais, eu ri nervosa: moço olha a minha carteira tem dez reais e ele comenta - pode ser, aceito, a gente sabe como é a vida de professor.

Entreguei o dinheiro e comecei a chorar, chorei pelo ser humano que estava diante de mim, chorei pela humilhação, chorei pelo medo, chorei por me sentir um nada diante daqueles dois e chorei, chorei muito por não haver diferença alguma entre ser assaltada por um vagabundo ou por um agente do estado.

Chorei, chorei e chorei.

Qual o sentido da poesia, do amor, da sensibilidade, do abraço quando nos vemos em situações que acabam com o que há de bonito em nós, esperança de um mundo melhor.

2 comentários:

  1. Camila, siento mucho lo que te ha pasado....Llora, pero no conviertas el llanto en rabia, que es la peor generadora de energias....y quizás es desde la rabia donde actúan esos otros.
    Un abrazo fuerte y mil ganas de verte pronto.
    Lara

    ResponderExcluir
  2. Amiga, a nossa vida tem muito mais sentido que a desses seres pouco evoluídos!!! Você é bem mais que isso, você sabe disso... Sua vida não resume a isso... A vida de um ser pouco evoluído, como ele, se resume a isso!!! Vc estava saindo de um teatro, exercitando sua cultura e seu senso estético, vc é mestre, formada em Barcelona, vc tem conteúdo... Não se sinta menos por conta disso...

    No fim das contas vc tem que pensar que vc que se aproveitou deles, pois o único poder que ele poderia exercer e demonstrar caráter foi vendido por apenas R$10,00... Mais nada vai engrandecer ele, e após vc ler um livro, essa sensação que estás sentindo, irás passar...

    ResponderExcluir